Elimine o ressecamento da pele no inverno


Quando as temperaturas caem, a hidratação da pele parece cair junto. Com as baixas temperaturas faz com que a pele perca água para o ambiente e, logo, resseque. A redução do suor também tem papel na desidratação da pele, já que ele desempenha ação hidratante. Para manter a pele sem ressecamento, não existe outra escapatória a não ser a hidratação.

O inverno é proprício para deixar sua pele ressecada. "Com a temperatura mais baixa, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e sem circulação de ar. Além de ressecar a pele, esses dois fatores aumentam a exposição da pele aos vírus, bactérias, entre outras doenças”, explica Luciana Macedo de Oliveira, dermatologista e diretora Médica da Clinique des Arts (SP).

Por isso, em épocas frias, os cuidados com a pele devem ser redobrados para manter a cútis livre do ressecamento.

Engana-se quem acha que só a pele do rosto está sujeita ao ressecamento. O clima frio e seco pode deixar a pele com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas da pele.
No entanto, não podemos apenas culpar as baixas temperaturas, já que o que mais muda,
nessa época, é o nosso comportamento.

1- Evite banhos quentes e demorados:
Esse ato retira a camada protetora de gordura e a oleosidade natural da pele e a água ali presente evapora mais e a deixa desidratada. Tentar diminuir um pouco a temperatura ou até mesmo o tempo de banho pode atenuar os danos à pele.

2- Evite sabonetes comuns:
O uso de sabonetes contribui para o ressecamento por causa de sua ação detergente, que aumenta a perda da camada de gordura da pele, chamada de manto hidrolipídico (hidratante natural produzido pelo organismo). O que ameniza esse efeito é usar sabonetes com ação hidratante.

3- Evite se ensaboar demais:
Caso for tomar mais de um banho por dia, use sabonetes em apenas um, e no outro, se não tiver feito exercícios físicos, apenas ensaboe as áreas de dobras (axilas, virilhas e nádegas) e pés.

4- Abuse de hidratantes:
O ideal é aplicá-los duas vezes ao dia nessa época. Use o hidratante logo após o banho, ainda no banheiro, com aquele vaporzinho pós-banho, causada pelo aquecimento do chuveiro, que ajuda na penetração do creme. Se bater a preguiça pós-banho experimente os hidratantes in shower. Eles são usados ainda no chuveiro e não deixam espaço para desculpas. Se a pele for oleosa, como cútis com acne, evite hidratante comum no rosto, use oil-free nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax).

5- Beba no mínimo 2 litros de água:
É uma recomendação importante não apenas no verão, pois no inverno, diversos fatores fazem com que a pele fique mais ressecada.

6- Utilize máscaras caseiras para recuperar a pele:
Baratas e eficientes, as máscaras caseiras podem ser feitas com ingredientes que você tem em casa  e o resultado é uma pele bem mais bonita. Aposte nas máscaras.

7- Hidrate seus lábios:
Os lábios também costumam ressecar muito no inverno. Em locais de clima frio e seco, é importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras. Existem alguns umectantes (compostos com substâncias que matem a pele umedecida) para lábios, além de batons hidratantes que além de hidratar deixam os lábios mais bonitos.

8- Use filtro solar diariamente.
O uso de protetor solar previne o envelhecimento precoce e o câncer de pele. Como no inverno não sentimos calor, as pessoas acreditam que não há grande risco em se expor sem o produto. Porém o perigo existe e a responsável por ele é a radiação UVA. Enquanto o UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio, o UVA incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia. Antes das 10 e depois das 17 horas, o horário em que teoricamente seria permitido tomar sol livremente, o UVA continua sendo emitido e, como não queima, durante muito tempo achou-se que ele era inofensivo. Justamente por passar despercebido, o UVA tem potencial para causar mais estragos à pele. 

Compartilhar :

Facebook Google+ Twitter

0 Comentario " Elimine o ressecamento da pele no inverno"

Postar um comentário