Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama



Alimentos de origem vegetal: frutas, legumes, verduras e leguminosas (como feijão, lentilha, grão-de-bico). Têm o poder de inibir a chegada de compostos cancerígenos às células e, ainda, consertar o DNA danificado quando a agressão já começou. Se a célula foi alterada e não foi possível consertar o DNA, alguns compostos promovem a morte delas, interrompendo a multiplicação desordenada.
A ideia de que determinado alimento é bom para tal tipo de câncer não se aplica. Tem de haver sinergismo entre os compostos, o que ajuda em todos os tipos da doença. Por isso, é importante variar a alimentação ao máximo. A recomendação é consumir, no mínimo, 400g por dia de vegetais, sendo 2/5 de frutas e 3/5 de legumes e verduras. Cada porção equivale a uma quantia que caiba na palma da sua mão, do produto picado ou inteiro, totalizando 80g.

Em teoria, todo mundo deveria seguir uma dieta balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos formando um prato bastante colorido. Na prática, entretanto, as coisas funcionam de forma bem diferente e a maioria das pessoas só percebe a importância dos bons hábitos alimentares quando aparece alguma doença. Entre elas, o câncer de mama. Conheça alimentos que ajudam a prevenir a doença.

Cúrcuma (açafrão-da-terra): em um estudo com camundongos, pesquisadores descobriram que a cúrcuma ajuda na prevenção de vários tipos de câncer, inclusive o de mama.

Mirtilos: pesquisas apontam os fitoquímicos do mirtilo atuam impedindo o surgimento de células cancerosas.

Tomate: ricos em licopeno, substância à qual se credita a propriedade de diminuir o risco de câncer de mama.

Abacates: fartos em ácido oleico, que, segundo estudos, previne o câncer.

Vinho tinto: consumido com moderação, o vinho tinto reduz, de acordo com pesquisas, o risco de câncer de mama. No entanto, beber mais do que duas taças da bebida por dia pode aumentar o risco da doença. Moderação é, portanto, a palavra-chave. O vinho também reduz significativamente os efeitos da radiação na mulher submetida a terapia de radiação contra câncer. Um estudo descobriu que o resveratrol do vinho tinto faz com que as células cancerosas fiquem mais suscetíveis ao tratamento de radiação ao mesmo tempo que protege dos danos da radiação as células saudáveis .

Couve-de-bruxelas: de todos os outros vegetais crucíferos contêm glucosinolatos, que são substâncias anticâncer poderosas. A couve-de-bruxelas parece ter a combinação mais benéfica de glucosinolatos quando se trata de impedir o câncer de mama e outros tipos de câncer.

Suco de romã: pesquisa feita em Israel mostra que o suco destrói as células de câncer de mama, preservando as células saudáveis. Além de impedir a formação de novas células de câncer de mama.

Óleo de linhaça: contêm altos níveis de ligninas, que protegem contra o câncer.

Chá verde: estudos mostram que o consumo do chá e reduz o risco de desenvolver câncer de mama e evita a sua propagação em mulheres que já têm a doença. Isto se deve a uma substância chamada de galato de epigalocatequina, mais conhecida pela sigla EGCG.

Alho: pesquisas mostram que o alho erradica as células de câncer de mama. Outro estudo descobriu que cozinhar a carne com alho reduz as substâncias químicas cancerígenas da carne cozida que podem causar câncer de mama.

Brócolis: contêm indol-3-carbinol, uma substância que combate o câncer de mama.

Couve-flor: assim como os brócolis, a couve-flor é uma grande fonte de indol-3-carbinol.

Espinafre: trabalho científico mostrou que as mulheres que comeram espinafre pelo menos duas vezes por semana tinham metade da taxa de câncer de mama em comparação às mulheres que não comeram espinafre.

Cerejas: estudos em ratos descobriram que um composto presente nas cerejas podem inibir o câncer da mama.

Alcachofra: uma pesquisa mostrou que o extrato de folha de alcachofra induz à apoptose (morte celular) e reduz a proliferação de muitos tipos de câncer, incluindo o de mama. Estudos Italianos apontam que os flavonoides da alcachofra reduzem o risco de câncer de mama.

Entre os alimentos prejudiciais estão os embutidos, que apresentam grande quantidade de sal, nitritos e nitratos. Os conservantes em contato com o suco digestivo do estômago se transformam em compostos cancerígenos. Evite ao máximo comê-los, mas o ideal é que não sejam consumidos.

Limite carne vermelha a 50g semanais. A forma de preparo dos alimentos, especialmente das carnes (de qualquer tipo), pode influenciar. Os feitos na chapa ou fritos trazem malefícios, porque a exposição a altas temperaturas também atua na formação de compostos cancerígenos. Prefira levá-los ao forno ou usá-los em ensopados. Se quiser grelhar, opte pelo pré-cozimento. O churrasco também eleva os riscos. Além da temperatura alta, a fumaça do carvão tem dois componentes cancerígenos (alcatrão e hidrocarboneto policíclico aromático), que impregnam na refeição.

Fonte: Cura pela natureza

Compartilhar :

Facebook Google+ Twitter

0 Comentario "Alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama"

Postar um comentário