Tipos
Existem mais de 200 tipos de dor de cabeça. Seus sintomas de dor de cabeça podem ajudar o médico a determinar a causa e o tratamento adequado. A maioria das dores de cabeça não é resultado de uma doença grave, mas algumas podem resultar de uma condição com risco de vida que requer cuidados de emergência. Dores de cabeça são geralmente classificados por causa:
As cefaleias primárias mais comuns são:
- Cefaleia em salvas
- Enxaqueca e enxaqueca com aura
- Cefaleia tensional.
Há outros padrões de dor de cabeça que são geralmente considerados primários, mas são menos comuns. Essas têm características distintas, como uma duração incomum ou dor associada a uma determinada atividade. Embora essas dores de cabeça sejam geralmente consideradas primárias, cada um delas pode ser um sintoma de uma doença subjacente. Essas dores de cabeça incluem:
- Cefaleia diária e crônica
- Dor de cabeça associada à tosse
- Dor de cabeça associada ao exercício
- Dor de cabeça associada ao sexo.
Cefaleias secundárias
Uma dor de cabeça secundária é um sintoma de uma doença. Existem diversas condições que podem causar dor de cabeça, a depender da gravidade do problema. Fontes de cefaleias secundárias incluem:
- Sinusite aguda
- Coágulo de sangue (trombose venosa) dentro do cérebro
- Aneurisma cerebral
- Cérebro com malformação arteriovenosa ou uma formação anormal de vasos sanguíneos do cérebro
- Tumor cerebral
- Intoxicação por monóxido de carbono
- Síndrome de Arnold-Chiari (malformação rara e congênita do sistema nervoso central)
- Concussão
- Desidratação
- Problemas dentários
- Otite
- Encefalite
- Arterite (inflamação do revestimento das artérias)
- Glaucoma
- Ressaca
- Gripe
- Rupturas de vasos sanguíneos no cérebro
- Medicamentos para o tratamento de outras doenças
- Meningite
- Uso excessivo de medicação para a dor
- Ataques de pânico
- Síndrome pós-concussão
- Pressão na cabeça por conta de chapéus apertados, capacetes ou óculos de proteção
- Aumento da pressão no interior do crânio
- Toxoplasmose
- Neuralgia do trigêmeo.
Tipos específicos de cefaleias secundárias incluem:
- Dor de cabeça por ingestão de líquidos ou sólidos muito gelados
- Dor de cabeça causada por baixos níveis de líquido cefalorraquidiano, possivelmente o resultado de trauma, punção lombar ou anestesia raqui.
Causas
Existem diversos gatilhos para a dor de cabeça. Conheça as causas mais comuns:
Estresse
Sabe-se que o estresse libera doses dos hormônios adrenalina e cortisol, responsáveis por um aumento da frequência cardíaca. Isso pode causar dor de cabeça por conta de uma vasoconstrição dos vasos que irrigam a cabeça. A rotina estressante e a pressão da chefia podem ser a causa das dores constantes. A pressão, as cobranças e o medo de perder um cargo cobiçado geram mais estresse.
Muito calor
Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumenta cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Além do calor, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores. Isso ocorre porque o calor, ao facilitar a desidratação, desequilibra o processo de entrada e saída de sódio e potássio das células, causando um distúrbio metabólico que facilita a cefaleia.
Dormir mal
Dormir mal faz com que a quantidade do hormônio melatonina diminua. Esse hormônio ajuda a evitar o a dor, especialmente a enxaqueca, ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. Além disso, quem dorme mal tende a sofrer mais com estresse.
Alguns alimentos
Se você tem enxaqueca, sofre de dores de cabeça facilmente, ou está com aquela dorzinha chata, evite os seguintes alimentos: chocolate, café e chás pretos, embutidos, queijos amarelos, álcool, frutas cítricas, molho shoyo, cebola, alho e sorvete. Esses alimentos possuem substâncias que podem disparar o gatilho da dor. No caso do sorvete, há uma contração dos vasos, através da sensação de frio que o palato sofre. É como se o organismo estivesse dando um alerta para a diminuição repentina da temperatura.
Pular refeições
Ficar muito tempo sem comer pode causar hipoglicemia, ou seja, uma baixa nos níveis de açúcar no sangue. Essa baixa pode estimular indiretamente a liberação de adrenalina, que provoca a vasoconstrição, causando dor.
Postura incorreta
A má postura pode causar uma dor conhecida como cefaleia tensional. Os nervos da coluna acabam ficando comprimidos com a posição incorreta e a dor é irradiada para a cabeça. Além disso, no caso das dores crônicas, a causa pode ser uma hérnia de disco, cervical, bico de papagaio e osteoporose.
Esforço exagerado
Depois da academia e até do sexo, muita gente sente uma leve dor incômoda que, no caso de quem tem enxaqueca, pode ser até uma dor mais intensa. Existe uma causa conhecida pelos médicos como cefaleia pós-esforço. No entanto, essa dor de cabeça também pode ser indício de algo mais sério, como um aneurisma. O efeito também pode ser inverso - ou seja, o sedentarismo pode aumentar o risco de enxaqueca, uma vez que a prática de exercício regular, sem exagero, ajuda na vasodilatação, reduzindo os episódios de dor de cabeça.
Cheiros fortes
Não se conhece a fundo a relação entre alguns cheiros e a dor de cabeça, mas existem odores desencadeantes da cefaleia. Perfumes fortes, gasolina, solventes e cheiro de cigarro, quando em uma exposição prolongada, facilitam o aparecimento da dor de cabeça.
Nosso site (http://www.cfcarehospitalar.com.br/)
0 Comentario "O que é Dor de cabeça?"
Postar um comentário